SITE OFICIAL DE BASEBALL PORTUGUÊS

Regras

PARA QUEM JÁ CONHECE A VERSÃO ORIGINAL:

As regras do "Baseball(Ing), Basebol(pt), Beisebol(literal pt), Béisbol(Es)", ou para abreviar todas estas ou mais leituras, Beisebol 野球 português são iguais à do Baseball estrangeiro, a não ser as seguintes:

E é só isso. Existem mais regras que um jogador não precisa de saber que têm a ver com o numero de jogadores e o próprio campo, pois ao contrário do Iáquiu convencional, esta versão do Iáquiu pode ser jogada por 2-infinitas pessoas. Mais informações no fim da página.

REGRAS

O objetivo é pontuar batendo com um taco numa bola lançada por um pitcher e depois correr pelas quatro bases do campo (base 0/4 ,1,2,3) voltando à inicial e marcando ponto. Um jogador da equipa atacante pode parar em uma das bases e, depois, avançar com a ajuda da batida de um companheiro. As equipas trocam de posições assim que três batedores forem eliminados. Uma meia de ataque e defesa de cada equipa representa um iningue e nove iningues compõem um jogo profissional. A equipa com mais corridas à base 0 no final vence.

O pitcher (lançador) arremessa a bola dentro de sua área, mirando a zona de strike (um retângulo imaginário entre os joelhos e os ombros do catcher verticalmente, e que se prolonga para a direção que o batedor olha até ao punho do catcher horizontalmente). Se a bola for dentro da zona de stráique, conta-se um stráique. Se a bola for fora da zona de stráique, conta-se uma bola. Quando se completa 4 bolas, o batedor que estava batendo ganha a primeira base. Se acontece um passeio e a 1ª base está cheia, o ocupante dessa também avança uma base.

Se o batedor bater na bola, ele pode correr pelas bases. Se isso acontecer a defesa pega na bola e manda para um colega que esteja nessa base para por o corredor fora de jogo, tocando nele com a bola. Quando o batedor, após rebater, conquista, pelo menos, a primeira base e vê que não vai conseguir avançar mais do que onde ele está, ele pára naquela base e quando o próximo batter bater ele pode correr (tornando-se um corredor) até parar em outra base ou correr todas voltando á base 0 e marcando ponto. A eliminação de um batedor. Teoricamente há tres maneiras de pôr um jogador ofensivo fora, mas na realidade há 4 (falarei nisso num instante). A primeira, e a mais conhecida, o stráique-out, acontece quando o lançador passa a bola para o catcher sem que o batedor consiga bater na bola. A segunda é numa bola aérea(飛球)(Youtube) em que um fielder consegue apanhar uma bola que vai pelo ar, e a terceira e a mais comum, quando um defensor consegue tocar com a bola num corredor. A 4ª é uma adaptação da 3ª. Devido á quantidade de vezes que a bola chega a um infielder que esteja numa base antes do corredor chegar lá, estableceu-se que mal este agarre a bola e o corredor esteja forçado a correr para essa base ( batedor-corredor, ou quando existe pôr exemplo um colega de equipa na base 2 e o corredor está a correr para a base 1, o corredor 2 também se torna forçado a correr, pois é impossivel estarem dois jogadores na mesma base no basebol), ai também é contado um fora, para evitar tempo desperdiçado.

Quando acontece um home-run (a bola vai para as bancadas) todos os batedor que estão em campo farão pontos (porque não é permitido os defesas irem buscarem uma bola que for para as bancadas). Home run é sinónimo de "corrida á base 0", pois a base 0 também é chamada de home.

Enquanto o pitcher se prepara, os batedor, que já estão em alguma base podem correr para as próximas bases desde que não sejam tocados com a bola.(Youtube)

O jogo tem 9 (iningues) com duas metades () cada em que 1 equipa joga pela 2ª vez no 1º iningue e pela 1ª vez no 2º iningue e assim sucessivamente. Se houver empate o jogo continua.

Se o catcher sair da base 0 enquanto a bola está viva e o batedor apoderar-se desta é ponto para a equipa atacante (só é válido para o batedor que esteja a bater. Esta é a unica forma de pontuar sem correr as bases todas e voltar á principal).

É obrigatório haver 1 jogador por base. Os infielders(内野手) jogam dentro de campo de acordo com a regra do mosaico. Os outfielders(外野手) são jogadores opcionais ilimitados que podem ser postos fora das linhas de campo se houver alguma barreira a limitar essas linhas. Por outubro de 2018 ainda são permitidos outfielders em jogos oficiais.

Não é perciso taco para se jogar este jogo. É permitido usar (apenas) o pé ao invés do taco se o jogador o não tiver.

Medidas de Campo

Material Necessário

Regras para numero de jogadores especifico:

  • 2 jogadores (1 vs 1) [2 bases]
  • 3 jogadores (2 vs 1) [2 bases]
  • 4 jogadores (2 vs 2) [2 bases]
  • 5 jogadores (3 vs 2) [2 bases]
  • 6 jogadores (3 vs 3) [2 bases]
  • 7 jogadores (4 vs 3) [3 bases]
  • 8 jogadores (4 vs 4) [3 bases]
  • 9 jogadores (5 vs 4) [4 bases]
  • 10 jogadores+ (5 vs 5) [4 bases] (regras normais)
  • 1 jogador (treino)
Em jogos com jogadores impares, o neutro joga como gaiáchu para uma das equipas e adopta-se as regras do nº de jogadores a seguir. Em jogo não oficiais, joga como batedor e adopta-se as regras do nº de jogadores anterior.